Tipos de descanso: quais são e de qual você está precisando?
Somos constantemente convocados ao movimento, mas para que isto ocorra de forma saudável é necessário termos também os nossos momentos de pausa. Descansar não é estar ocioso, mas sim nos nutrir na área de nossa individualidade em que isso se faz necessário. Já parou para pensar em qual tipo de descanso você está precisando? Sim, existem alguns tipos diferentes! E aqui te apresento sete deles.
É importante conhecê-los para bem utilizá-los e repousar de acordo com suas necessidades. Vamos aos tipos, exemplos e sugestões de como aplica-lós em nossas vidas? Observe atentamente e se nutra do que é necessário para você.
🍃 Descanso físico
O mais comum e mais almejado. Neste, o nosso corpo físico regenera nossas células e tecidos enquanto dormimos, reforçando nossa função cognitiva. Exemplos: alongamento, cochilos e uma boa noite de sono.
🍃 Descanso mental
O acúmulo de estresse prejudica nossa cognição. Quando estamos assim, é necessário dar pausas mentais, praticando atividades como: ouvir música, contemplar o belo, ter um tempo de leitura leve, anotar pensamentos intrusivos, desconectar-se das infinitas mensagens do WhatsApp e fazer intervalos ao longo do dia de trabalho.
🍃 Descanso sensorial
A quantidade excessiva de estímulos, como sons e iluminações fortes, nos causa uma sobrecarga sensorial que nos leva à exaustão. Nestes momentos, busque um local calmo e uma atividade que te tranquilize. Um bom exemplo é se desligar dos aparelhos eletrônicos, desligar as luzes e fazer algo que não envolva nenhuma tela.
🍃 Descanso criativo
Sente que sua criatividade não está fluindo em seus projetos? Talvez seja o momento de ter um descanso criativo. Bons ambientes para isto são as belezas naturais. É impossível não nos sentirmos mais inspirados após passarmos um tempo na natureza.
🍃 Descanso emocional
A sobrecarga de pensamentos e sentimentos também precisa ser cuidada. Um importante elemento em nossa vida é termos alguém para falar sobre o que sentimos. Caso observe a necessidade desse descanso, se possível, procure ajuda profissional e faça terapia!
🍃 Descanso espiritual
Consiste na capacidade de nos conectarmos para além do físico e mental, o que definimos como autotranscendência. Busque ter tempos de espiritualidade em trabalhos comunitários, celebrações da sua religião, retiros…
🍃 Descanso social
Tenha momentos de solitude, marque compromissos agradáveis consigo, aproveite sua própria companhia! Isso me recorda uma reflexão marcante do Bráulio Bessa:
“Ir sozinho ao cinema, visitar uma livraria, uma cerveja no bar, um café na padaria. Ter você pra você mesmo também é ter companhia. Nem sempre estar sozinho é sinal de solidão. Vez por outra o mundo chama e a nossa resposta é não, por ter marcado um encontro com o próprio coração.”
Qual dessas formar de descanso tem sido mais necessária em sua vida hoje?
Deixe seu comentário