Autoconhecimento
Como o perfeccionismo tem afetado a sua vida?
5 de maio de 2023

Como o perfeccionismo tem afetado a sua vida?

Muitos nos orgulhamos de nos considerar perfeccionistas, talvez porque este conceito remeta a alguém que busca sempre o ideal e que o alcança, gerando admiração. Mas o que nos parece uma dedicação para o melhor pode ser uma expressão de insegurança. Um receio em olharmos nos olhos da realidade de que a perfeição é inacessível. O que existe de mais próximo é o nosso melhor, ao seu modo.

O que torna o perfeccionismo problemático e adoecedor não é a busca pela perfeição em si, mas sim o quanto nos paralisa em nossos objetivos se disfarçando de uma ferramenta para evitar o fracasso. Como o perfeccionista não alcança a garantia de que não irá fracassar, evita se movimentar por medo dos tropeços.

Em nós o perfeccionismo se apresenta de três formas:

• Pela crença de que a perfeição é necessária para sermos aceitos e assim sermos felizes.
• Na exigência para que aqueles que estão ao nosso redor não falhem.
• Por meio da autocobrança para alcançar metas que não são reais.

Assim, ele nos leva a vivenciar dificuldades em nossas relações e em nossa individualidade, pois vivemos esperando o futuro ideal para sermos felizes, deixando de viver a felicidade no aqui e agora. Acabamos ferindo a nós mesmos e aos que estão próximos, por exigir que eles também não falhem. E sempre esperando alcançar a meta ideal para ser feliz, o que vem de encontro a um argumento de Viktor Frank:

“Não procurem o sucesso. Quanto mais o procurarem e o transformarem num alvo, mais vocês vão sofrer. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só tem lugar como efeito colateral de um dedicação pessoal a uma causa maior que a pessoa, ou como subproduto da rendição pessoal a outro ser. A felicidade deve acontecer naturalmente, e o mesmo ocorre com o sucesso; vocês precisam deixá-lo acontecer não se preocupando com ele. Quero que vocês escutem o que sua consciência diz que devem fazer e coloquem-no em prática da melhor maneira possível. E então vocês verão que a longo prazo – estou dizendo: a longo prazo! – o sucesso vai persegui-los, precisamente porque vocês esqueceram de pensar nele.”

O medo de errar ou de ser julgado pelo outro cria a ilusão de que nossas ações precisam ser perfeitas, mas esta busca é irreal. As redes sociais deixam este problema ainda mais intenso, por vermos os padrões inalcançáveis de vida expostas e acreditarmos ter a necessidade de alcançá-los, o que nos gera tristeza e frustração. Nos comparamos com a ilusão de uma vida perfeita e nos esquecemos que para além do que é exposto, está o real, que possui falhas e sofrimentos, mas também beleza.

Para te auxiliar a quebrar as barreiras do perfeccionismo guarde essas frases para se recordar quando estiver se cobrando um padrão de perfeição:
• A perfeição é o irreal de agradar a todos.
• Você é uma pessoa humana, e isto inclui acertos e erros.
• A vida é um processo caótico e há beleza no caos.

Um olhar atento para o presente, do modo como é, com suas falhas e belezas, faz possível construir um futuro com sentido.

Deixe seu comentário