Autoconhecimento
Toda escolha é uma perda, na colagem e na vida
25 de maio de 2023

Toda escolha é uma perda, na colagem e na vida

Toda vez que eu decido fazer uma colagem é a mesma coisa. Às vezes eu estou tão animada que não sei por onde começo. Abro o caderno, encaro a folha em branco, separo os materiais. Mas e aquela folhinha que eu guardei em 2020 para usar em alguma página especial? E aqueles adesivos que ganhei recentemente? E aquele livro que tem várias frases que eu poderia recortar? Calma, respira. Usa o que você tem aí na mesa.

Outro dia, estava em uma sessão de terapia e disse para a minha terapeuta que tenho dificuldade em escolher algo com segurança, seja o que for. Decido assistir um filme, mas fico pensando nos outros que estão na minha lista. Começo uma nova série, mas fico pensando se não seria melhor estar continuando aquela que eu ainda não terminei de ver. Leio um livro, mas fico na dúvida se não deveria ter escolhido outro título da minha estante. Passo para a próxima música com medo de estar perdendo uma boa recomendação que viria depois dessa.

E ela me disse que na vida, sempre que escolhemos alguma coisa, deixamos outra de lado. Ganhamos uma coisa, perdemos outra. Nunca conseguiremos dar conta de tudo, viver tudo, ler tudo, ouvir tudo, assistir tudo. Temos que escolher algo e aprender a apreciar aquilo. Realmente, em um mundo com tanta informação como o nosso, como é difícil a gente conseguir focar e simplesmente apreciar uma coisa de cada vez…

Volto pra colagem. Separo um recorte de uma revista, uma frase, um adesivo e só. Combino de várias formas até decidir como vai ficar a composição final. Colo. Olho para a página preenchida e penso que é melhor criar alguma coisa legal com o que tenho na mão do que não criar nada imaginando todas as infinitas e possíveis opções. Está tudo bem. Deixa eu apreciar o que eu escolhi recortar e colar dessa vez.

Deixe seu comentário

Pietro Franchi de Oliveira25.05.2023

Belo texto, ótima reflexão! Colocarei em prática. 👏🏻👏🏻💖

Ale25.05.2023

Muito lindo!