Journaling: o que é e como começar este hobby
Gosta de escrever ou quer começar a cultivar este hábito de uma forma leve e criativa? Então, está na hora de ter o seu journal!
Vem comigo aprender o que é esta atividade e conferir algumas dicas práticas para começar a inclui-la na sua rotina. Vamos lá?
O que é um journal?
A personagem Mia Thermopolis, de “O Diário da Princesa”, é uma das grandes referências de adolescente dos anos 2000 que sabia como cultivar um bom diário. Se você é dessa época, com certeza pegou a referência, não é mesmo? Inclusive, a LILAC tem um caderno inspirado no filme, o Bullet Journal Genovia.
Bom, um journal nada mais é do que um diário, no qual você relata as suas experiências e sentimentos de maneira livre e sem julgamentos. É uma forma de expressão por meio das palavras, que tem até mesmo um caráter terapêutico.
Não é necessário escrever todos os dias, mas manter a constância é importante para ir registrando as suas emoções e acontecimentos da sua rotina. Com o tempo, você pode revisitar reflexões e relatos do passado para refletir sobre as mudanças, superações e conquistas.
Portanto, também é uma forma de registrar a sua vida e colecionar belas memórias.
Como começar a cultivar um journal?
Na realidade, não há muitas regras, basta ter um caderno e uma caneta em mãos para começar.
De qualquer forma, para você que ainda está iniciando nesse processo, vale a pena ter em mente alguns pontos:
1. Evite ao máximo julgamentos
O journal deve ser um espaço de entrega e acolhimento, um espelho de quem você já foi, quem é hoje e quem deseja se tornar.
Lembre-se de que um dos pontos mais importantes é escrever sem julgamentos, ou seja, o journal só funciona de verdade se você realmente se permitir.
Acesse as suas camadas mais profundas para escrever sobre o que causa dor e angústia, mas também não se esqueça de registrar os momentos felizes e as conquistas.
2. Escreva no formato que preferir
Você pode simplesmente contar sobre o seu dia e sentimentos como se estivesse conversando com uma amiga ou, se preferir, explorar diferentes formatos, como as poesias.
O seu coração é quem manda, apenas deixe ele te guiar nessa jornada de autoconhecimento e criatividade.
3. Mantenha a constância
O journal é um hobby que deve realmente fazer parte da sua vida, assim como a prática de exercícios físicos ou outras atividades que estão na sua rotina diariamente.
Para isso, é importante entender em quais momentos do dia e da semana você se sente mais disposta e inspirada para dedicar alguns minutos para a escrita.
Lembrando que não há regras e não é preciso escrever todos os dias, porém, quanto mais, melhor!
4. Explore outras formas de expressão
O seu diário não precisa ser preenchido apenas com palavras, você pode ir além e explorar outras formas de expressão, como colagens e lettering.
Aqui, a dica é explorar materiais que você gostaria de incluir na sua prática de journaling. Eu, particularmente, amo usar adesivos, washi tapes, lápis e canetinhas coloridas e livros de recortes.
É interessante fazer colagens com sobreposições e utilizar itens que representem os seus sentimentos naquele dia. Assim, texto e imagens se misturam e tornam o seu journal ainda mais criativo e inspirador.
5. Crie sem pressão e aceite o seu processo
Por fim, um dos pontos mais importantes para começar o seu journal é não se deixar levar pela pressão de que precisa ser perfeito.
Tudo bem errar uma palavra e riscar com a caneta ou fazer uma colagem que você não gostou tanto assim no final.
O mais importante é ter coragem para se arriscar nesse hobby que, se você se permitir, será uma grande fonte de criatividade e autoconhecimento para a sua vida.
Ah, e é claro que se você está em busca de uma loja perfeita de papelaria, não deixe de conhecer os produtos da Lilac Papel: cadernos, adesivos, blocos variados e livros de recorte te esperam por lá para a criação do seu journal!
Deixe seu comentário