Criatividade
Caderno de leitura: o que é e como fazer
23 de março de 2023

Caderno de leitura: o que é e como fazer

Se você ama papelaria e adora ler, com certeza já deve ter visto por aí os tão famosos reading journals. Eu sou fã de abrasileirar tudo o que pudermos, então nesse post vamos chamá-lo de caderno de leitura!

O caderno de leitura nada mais é – como o próprio nome já diz – do que um caderno para você registrar as suas leituras. Mas o que isso quer dizer na prática? Quer dizer que ele serve para qualquer tipo de registro relacionado aos livros que você leu ou ainda quer ler. Serve para organizar qualquer tipo de informação que você goste de ter sobre o assunto: o seu ritmo de leitura, o que você achou das histórias, os títulos que você pretende ler no ano, as maratonas literárias e projetos que você gostaria de participar.

@plannedandplanted via instagram

Se você pesquisar por aí a hashtag #readingjournal, vai encontrar milhares de inspirações incríveis! Algumas das páginas que mais vejo:

•Capa do ano 

•Metas literárias

•Livros lidos no ano

•Capas mensais 

•Registros de cada livro lido

É claro que existem possibilidades infinitas, como tracker de páginas lidas por dia, por mês, por semana e etc; monitoramento dos gêneros literários lidos; páginas de desafios literários; copa dos livros e muito mais!

Materiais

Pensando no básico, o que você precisa: um caderno do seu gosto e itens de papelaria que vão variar de acordo com o tipo de página que você quer fazer. Com uma caneta simples você já consegue criar um caderno minimalista, mas a gente sabe que arrumar motivo pra usar várias canetas, adesivos e imagens é sempre bom, né? Então você também pode usar outros materiais que quiser. Eu adoro colocar as capas dos livros impressas, mas você pode desenhá-las ou até mesmo escrever só os títulos.

Como fazer?

Primeiro, escolha as páginas que você quer ter no seu caderno. Eu gosto sempre de pensar primeiro no básico: capa, coleções anuais e capa do primeiro mês. Para a capa, você pode se jogar no tema literário e criar a composição que quiser, ou apenas escrever algo que queira e deixar ali. 

Nas coleções anuais, o que não pode faltar pra mim é a coleção de livros lidos no ano, que você pode fazer de diversas formas: só listando, incluindo avaliações, com uma mini ficha de cada um, colando as capas dos como um álbum de livros… não tem regra! Você também pode querer fazer as outras coleções que eu mencionei acima, mas vamos nos manter no básico hoje, ok?

Depois dessa coleção dos lidos no ano, eu gosto de ter uma capa mensal em que registro os que li naquele mês, as avaliações e etc. No fim, é opcional também, já que até mesmo a divisão mensal é algo que depende muito do seu gosto e do ritmo de leitura de cada pessoa. Nada impede que uma pessoa que lê um livro a cada 6 meses faça um caderno desses, e aí a divisão mensal não é muito necessária, né?

Depois disso, já chegamos na página de cada livro. Você pode registrar tudo o que lê ou optar por registrar alguns livros e outros não. Existem muitas formas de fazer esse tipo de página, mas o que eu mais vejo por aí é uma pequena ficha com os dados do livro (título, autoria e etc), que pode conter a capa ou não, uma parte escrita sobre a história e sua experiência de leitura. Você pode escrever a sinopse ou o seu resumo pessoal, e também inserir as suas opiniões.

Eu gosto de pensar nesse registro como um local para consultar no futuro quando quiser me lembrar do que eu achei da leitura, então eu escrevo sobre o momento em que li o livro, se eu gostei da leitura, aspectos que me marcaram, partes da história que eu curti ou não, como foi minha impressão dos personagens, do desenvolvimento, do final. No fim, eu não tenho muita regra e escrevo de acordo com o que cada livro me desperta, mas vou deixar uma lista de possíveis pontos a serem abordados:

• Qual sua opinião sobre a leitura de forma geral?

• O que você achou dos personagens?

• Havia romance? Algum conflito? O que você achou?

• Gostou da forma como o livro abordou determinados temas?

• E do estilo de escrita?

• O que achou do final?

• Você adivinhou o plot? gostou dele?

E você ainda pode estender essa lista com tudo o que puder imaginar…

Algo muito comum também é usar imagens que se relacionem com a história para ilustrar os personagens, a ambientação ou suas passagens favoritas. Quando eu quero fazer isso, procuro em bancos de imagens gratuitas a partir de palavras-chave relacionadas. Tem uma personagem ruiva? Uma cena que eu gostei que se passa numa cozinha? Um cenário específico? Uma cena de espadas? Tudo isso são coisas que você pode decidir incluir no seu caderno de forma visual.

Eu também adoro escolher pelo menos uma citação que me marcou e escrever na página, geralmente algo que represente o tom da história ou a mensagem que ela deixou pra mim. Mas, de novo: tudo isso é do seu gosto e daquilo que você gostaria de ter registrado.

Ainda poderíamos falar das páginas de estatísticas mensais e anuais, mas que tal deixarmos isso para outra conversa?

Espero que vocês tenham curtido esse post e que curtam muito a criação dos seus cadernos de leitura!

Deixe seu comentário