Criatividade
Cinco dicas para estimular a sua criatividade
22 de março de 2023

Cinco dicas para estimular a sua criatividade

Por muito tempo, as pessoas acreditaram que apenas alguns tinham o privilégio da criatividade, mas nos últimos anos vários estudos comprovaram que qualquer ser humano é capaz de desenvolver essa habilidade de diversas formas e usufruir de seus benefícios.

O que acontece muitas vezes é que nós não dedicamos tempo para estimulá-la e esperamos que ideias, soluções e jeitos diferentes de agir e pensar caiam do céu.

Não é bem assim! É preciso ter uma rotina com vários tipos de estímulos e, se você tem vontade de ser uma pessoa mais criativa, saiba que é possível e bem mais simples do que imagina.

Confira algumas dicas e comece a aplicar aquelas que fazem sentido para você!

1. Cerque-se de referências

Foto: Clay Banks

Para ser uma pessoa mais criativa é importante estar rodeado de referências variadas para enriquecer o seu repertório. Isso quer dizer assistir filmes e séries, ler livros, ouvir podcasts e até mesmo realizar cursos e frequentar palestras.

Quanto mais conteúdo você consumir, mais reflexões e, é claro, mais possibilidades de criar e inovar. Afinal, as referências são uma fonte de inspiração para pensar fora da caixinha e ir além da sua zona de conforto.

2. Experimente incluir o journaling na sua rotina

Foto: Emma Dau

Journaling é uma derivação de journal, que significa “diário” em inglês. É um conceito muito simples, relacionado à escrita livre e terapêutica.

Sem regras e padrões, você escreve sobre pensamentos, sonhos e emoções apenas com um objetivo: se expressar!

É uma forma muito poderosa de autoconhecimento, pois, ao escrever, você acessa o seu interior a fim de entender padrões de comportamento e refletir sobre quem você é, seus sonhos e inseguranças.

Para complementar a atividade, você também pode fazer colagens no seu journal para expressar como está se sentindo e tornar o ato ainda mais relaxante e profundo.

Você pode ir mesclando texto e colagens com papeis, washi tapes, adesivos e até mesmo desenhos feitos por você mesma.

Ah, e para esse momento ficar ainda mais perfeito, procure criar um ambiente inspirador, ok? Se estiver em casa, acenda uma vela ou incenso. Já se estiver ao ar livre, pode ser uma boa ir a um parque ou outro lugar próximo da natureza. Tudo isso ajuda na inspiração!

3. Faça atividades relaxantes e inspiradoras

Foto: Kitera Dent

O que você gosta de fazer para relaxar e entrar em contato consigo mesma? 

Caminhar, tocar um instrumento, pintar, meditar… são tantas opções interessantes!

Encontre aquilo que te proporciona um momento de paz. Muitas pessoas se sentem inspiradas quando caminham em meio à natureza. Outras se sentem menos bloqueadas quando fazem artes manuais, como pintar aquarela.

O mais importante é encontrar aquilo que te faz bem, te tira do automático e proporciona novos aprendizados e reflexões. Tudo isso é fundamental para estimular a criatividade!

4. Pratique a observação atenta

Foto: Priscilla Du Preez

Você tem o hábito de reparar nas pessoas, paisagens e situações ao seu redor?

Preste atenção em tudo com um olhar curioso e questionador. Pode ter certeza de que, ao se tornar mais observador, você sentirá a inspiração chegar por meio da análise de comportamentos, conflitos ou apenas de uma simples observação mais profunda da natureza ou da cidade. Se ajudar, você pode até tirar algumas fotos para refletir sobre algo que te chamou atenção depois.

5. Converse com pessoas diferentes

Foto: Priscilla Du Preez

Conversas são ótimos estimulantes para a criatividade. Ao trocar ideias com pessoas diferentes de você, pode ter certeza de que o seu repertório vai ficar muito mais robusto.

Algumas discussões são até mesmo saudáveis, porque fazem você questionar os seus padrões e  formas de enxergar a vida. Quando convivemos apenas com quem é igual a nós, não conseguimos evoluir a nossa forma de pensar: o diferente contribui para o nosso crescimento!

Que tal começar a cultivar um novo hobby para estimular a criatividade?

Os produtos da Lilac são perfeitos para quem está em busca de uma nova forma de se expressar, aprofundar o autoconhecimento e desenvolver a criatividade.

Além dos cadernos para escrever, fazer colagens e desenhar, você também confere por lá materiais complementares, como washi tapes, collage books, blocos e adesivos. Tudo pensado com o objetivo de criar o seu próprio refúgio criativo. Bora?

Deixe seu comentário