Colocando ordem no caos: os benefícios da escrita terapêutica
Imersos em nossos pensamentos e sentimentos, por vezes nos vemos ansiosos, cansados, vazios de sentido. E nisto temos a sensação de não conseguirmos controlar o que emerge em nós. Frequentemente fugimos das experiências em que o silêncio nos encontra, por nelas sermos nós e nossos pensamentos a ecoar. Nestes momentos, o recurso da escrita terapêutica pode ser uma importante ferramenta!
Ela é uma forma de mergulhar em sua individualidade, por meio de um olhar profundo em direção aos seus traumas, medos, alegrias, inseguranças, particularidades. Fazendo isto de forma leve, permitimos que isto possa fluir e se concretizar no papel, abrindo espaço em nossas mente para suas elaborações. Este hábito tão simples facilita uma visão mais clara do que se passa em nós para então dar sentido às nossas questões, desenvolver estratégias de resolução de problemas, caminhar em direção ao autoconhecimento, autocuidado e desenvolvimento pessoal.
Como começar?
Para colocar em prática, pegue um caderno para chamar de seu, tenha este em um local acessível, e sempre que o caos lhe encontrar, que os sentimentos parecerem ser maiores que você, escreva de forma fluida todos os seus pensamentos e sentimentos. Se possível, além desses momentos de emergência, tenha um tempinho do dia definido para praticar a escrita acerca de suas vivências.
No caos em que residimos, a escrita vem ao nosso encontro imprimindo ordem. Como menciona Fernando Pessoa:
“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir.”
Aqui se imprime um dos principais benefícios da escrita terapêutica: ela nos ajuda a ordenar nossas emoções. Não eliminá-las, mas vivenciar cada uma delas de forma saudável, pois cada emoção tem em si o seu lugar.
Deixando de fugir do que há em nós, encontramos através da escrita – com nossa existência pura e simples, com a beleza de sermos reais – essa montanha russa de humanidade. Cada passo se torna mais leve, não por não ter mais obstáculos e dificuldades, mas por termos uma maior facilidade em olhar nos olhos de seus significados. Que a escrita te faça mergulhar neste processo!
Deixe seu comentário